,

20 Marcas que mudaram seus logotipos em 2013 pt1

O ano de 2013 já está marcado pela mudança da identidade visual de marcas de diferentes setores que estamos acostumados a ver quase que diariamente. Empresas como Nivea, Yahoo e Facebook fazem parte dessa lista de “atualizações” em seus logotipos.

As reformulações podem ser apenas ajustes estéticos, seguindo a tendência que abre mão de sombras e efeitos de profundidade, como o caso do Firefox, ou grandes adaptações à novas realidades de mercado, como é o exemplo da Motorola. Confira a seguir 20 marcas que mudaram seus logotipos em 2013, o antes e depois de cada redesign:

Yahoo:
Após grande expectativa com direito a uma contagem regressiva global que criou 30 diferentes identidades visuais durante 30 dias. Como prometido, a Yahoo! apresentou seu novo logotipo, a cor roxa e o ponto de exclamação continuam. As reações iniciais, negativas, lamentaram a falta de ousadia nessa primeira mudança no visual após 18 anos. Mas mesmo assim transmite um novo momento da marca.

20-marcas-que-mudaram-seus-logotipos-em-2013-pt1-2

Nivea:
Ainda no inicio do ano em janeiro, a marca de cosméticos promoveu um redesign global, alterando sua identidade visual e unificando as embalagens. A tradicional latinha azul, criada em 1924, serviu de inspiração para a agência Fuseproject reunificar a identidade visual da marca. É possível identificar uma similaridade em destaque com o passado e o presente, onde a tipografia inicial ainda permanece mas seu envolto foi modificado.

20-marcas-que-mudaram-seus-logotipos-em-2013-pt1-3

Bing:
A Microsoft também anunciou mudanças no logo de um produto importante. O Bing ganhou um redesenho em sua marca, deixando de lado o visual arredondado para ganhar um ‘b’ amarelo, que abre mão de sombras. “Uma nova identidade visual não acontece da noite pro dia”, afirmou em nota Scott Erickson, diretor sênior de marcas da Microsoft. “Gastamos meses para atualizar o visual o Bing e aproximá-lo do novo visual da Microsoft.”

20-marcas-que-mudaram-seus-logotipos-em-2013-pt1-4

Facebook:
Em abril, a rede social de Mark Zuckerberg alterou a identidade visual de todos os ícones internos pela primeira vez em anos. O símbolo ficou mais limpo e perdeu a faixa azul clara que aparecia na base da caixa. A letra F agora chega até a margem do logo.

20-marcas-que-mudaram-seus-logotipos-em-2013-pt1-1

Instagram:
Em março, foi o Instagram que deixou para trás a tipografia vintage e investiu em um logotipo mais “atemporal”. O conceito foi explicado pelo designer Mackey Saturday, responsável pela reforma, em seu portfólio online: “A meta era ter um estilo mais refinado e duradouro, sem abandonar a nostalgia”.

20-marcas-que-mudaram-seus-logotipos-em-2013-pt1-5

Veja também
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Fonte:  http://goo.gl/z3mEP9

Google+